BlogBlogs.Com.Br

Por onde anda a cultura de Alagoas?

A regionalidade em certas cidades é tão forte que chega a ser "gritante", vejamos o estado de Pernambuco por exemplo, onde a cultura local percorre em constante escala progressiva de aceitação.

O frevo, marca registrada de Pernambuco, assim como o maracatu, "corre" as ruas de Recife e Olinda no carnaval desde a sua criação, bandas e cantores são sempre exaltados e lembrados por suas obras, assim como os grandes escritores Carlos pena filho, Fred Navarro, Manoel Bandeira entre outros,e seu folclore e lendas sendo contadas de geração em geração, sem falar nos times da terra que fazem Recife "tremer" a cada jogo.

Aí nos perguntamos? e alagoas? o que o povo sabe sobre a regionalidade do estado se não for as gírias claro, já que não vivemos em um estado "mudo", assim saber sobre o dialeto é mas fácil que saber de suas culturas. Quem já ouviu alguém sentar para conversar sobre um livro de Graciliano Ramos ou das obras poéticas de Guimarães passos? ou melhor quando é que passamos dois carnavais consecutivos escutando uma música que criada pelo nosso povo?

Alagoas virou um cenário de culturas "jogadas" e absorvidas sem ao menos pensarmos a respeito, é atração tudo que venha de "fora" e pouco se da importância aos trabalhos locais, só porque algo faz sucesso em outros estados os alagoanos se sentem na "obrigação" de também aderirem ao "modernisno" cultural de outras capitais.

É tempo de abrir os olhos, limpar os ouvidos, se ''antenar'' na terra, sentir, viver, respirar tudo aquilo que é produzido de boa qualidade no estado, antes que alagoas se torne o estado da cultura dos outros.

Um comentário:

Unknown disse...

olha vcs devem colocar alinguagem alagoana